terça-feira, 21 de junho de 2011

Mayhem e Taake, Belo Horizonte, 12 de março 2011



Por Ed França.
Fotos de Renato Audrey

Belo Horizonte foi coroada com a apresentação de uma lenda viva do metal extremo mundial.  Numa noite de clima agradável, sem bandas de abertura, dentro do horário previsto, só pareceu faltar um público maior para conferir um evento tão esperado.

Ao subir o palco, o Taake mostrou garra e boa performance. Com um repertório coeso, como um tiro de escopeta, acertou o crânio dos incautos que estavam nas primeiras filas, sinalizando que, mesmo sendo bem mais jovens que os headlines do Mayhem, não vieram para decepcionar. Formada na década de noventa por Ulvhedin Høst (Ravengod, DeathCult e Ragnarok), a banda Taake conquistou uma horda de fãs pelo mundo afora feito doença contagiosa. Ganhou rapidamente o respeito do público e crítica especializada. Superou as expectativas.

Os Noruegueses do Mayhem, que dispensam comentários acerca de sua trajetória obscura, polêmica e maldita, despejaram toda carga lírica e caótica nos fãs que conferiram essa apresentação sinistra com requintes teatrais.

Com um repertório variando entre clássicos e composições do último trabalho do grupo, chamado “ Ordo Ad Chao”, vomitaram todo o ódio e raiva num set list que presenteou o público mineiro com “Troops of Doom” do Sepultura. Apesar de músicas antigas como “Funeral Fog” e “Carnage” não constarem no set list, executaram “Freezing Moon”, “Deathcrush” e “De Misteriis Dom Sathanas”, celebradas pelo coro da horda presente.

O público acompanhava cada acorde dos guitars Morfeus Teloch, seguindo seus movimentos e cantando todos os Hinos sem perder a atenção no Baterista e lenda viva Hellhammer.  Vale lembrar que Teloch sempre foi um velho amigo dos integrantes do Mayhem, atuou em muitas bandas de metal extremo na Noruega e entrou para a fraternidade Mayhem nessa tour substituindo Silmaeth, que assumia as guitarras nos últimos anos e foi desenvolver sua carreira musical em outros círculos musicais, com o amigável consentimento dos integrantes do Mayhem.

A aura sombria que envolve a presença de palco dessa banda parece ganhar mais densidade com a imponente postura do vocalista Atilla Csihar, front man que irradia um magnetismo que opera numa freqüência nefasta, potencialmente alavancada por sua poderosa voz. Durante a execução das músicas é fácil mergulhar nas sonoridades variadas e texturas vocálicas múltiplas, que passavam do gutural ao ultra rasgado. Mesmo a soberba performance de Atilla não foi suficiente para deixar de imaginar como seria o velho Mayhem, com seus  inesquecíveis Euronyumous e Dead, muito presentes na memória dos fãs xiitas e saudosistas, que classificam o Mayhem atual como uma sombra turva do que já fora, quando esses antigos membros caminhavam  entre a escória humana dando vida aos capítulos mais sangrentos, porém muito mais criativos e interessantes, no legado  sombrio desta banda que  escreveu as páginas mais caóticas no livro do metal extremo mundial.

Line-up atual do Mayhem:
Atilla Csihar - vocais
Hellhammer - Bateria
Necrobutcher - baixo
Morfeus - guitarra
Teloch – guitarra


Set List Mayhem executado em BH:

Pagan Fears
Ancient Skin
My Death
Cursed in Eternity
A Time To Die
View From Hell
Iluminatti Eliminate
Anti
Freezing Moon
Silvester Anfang
Deathcrush
Buried By Time and Dust
Chainsaw Gutsfuck
Troops of Doom
De Mysteriis Dom Sathanas
Pure Fucking Armageddon




cobertura do show que fiz para a revista Rock Brigade em 12 de março de 2011.

Nenhum comentário: